Agronegócios
Piracema encerra nesta quinta-feira em rios de Mato Grosso
Compartilhe:
O período de defeso dos peixes em rios de Mato Grosso encerra nesta quinta-feira (2). O intuito da piracema é proteger o período de reprodução das espécies e garantir o estoque pesqueiro para o futuro.
A piracema nos rios mato-grossenses teve início no dia 3 de outubro. Em Mato Grosso o período de defeso começa um mês antes do que em outros estados.
Durante os quatro meses de proibição, a pesca é permitida apenas na modalidade de subsistência, desembarcada, que é aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.
Durante o período de defeso fiscalizações fluviais e barreiras nas estradas foram realizadas pela Sema-MT e pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar. A multa para quem desrespeita o período pode chegar a R$ 100 mil, mais um acréscimo de R$ 20 por quilo de pescado.
Piracema em rios de divisa continua
Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambienta (Sema-MT), apesar da liberação da pesca amadora e profissional nas bacias hidrográficas de Mato Grosso, em rios de divisa com outros estados a proibição da pesca se estende até o dia 28 de fevereiro, de acordo com o calendário federal.